Busquemos nesta Semana nos aprimorar na humildade, lembrando sempre: quanto mais uma pessoa ama a Deus e se arrepende de coração por tê-lo ofendido, ele se esquece das faltas recebidas.
![]() |
| A Caridade não se envaidece! |
Quem ama a Jesus Cristo não se envaidece de suas qualidades. “a caridade não se envaidece”. O orgulhoso é como um balão cheio de vento que sente grande diante de si mesmo. Na verdade toda a sua grandeza se reduz a um pouco de ar que se esvai rapidamente, quando o balão se rompe. Quem ama a Deus é verdadeiramente humilde. Não se orgulha vendo em si algumas boas qualidades. Sabe que tudo quanto possui é dom de Deus; de seu, só tem o nada e o pecado. Por isso, conhecendo os dons concedidos por Deus, mais se humilha, sentindo-se indigno e tão favorecido por Deus.
Santa Tereza, falando das graças especiais concedidas a ela por Deus, diz:”Deus faz comigo como se faz com uma casa prestes a cair, sustenta-a com escoras”.
Quando alguém recebe uma visita de Deus, sentindo em si a força extraordinária do Amor divino que o leva até a emoção e a uma grande ternura de coração, não se julgue favorecido ou recompensado pelo Senhor por ter feito alguma obra boa. Humilha-se ainda mais entendendo que Deus acaricia, para que não o abandone. Mas, se tais graças lhe inspiram alguma vaidade, sentindo-se mais favorecido porque é mais fiel a Deus do que os outros, tal defeito fará com que Deus o prive de suas graças. Para conservar uma casa, duas são as coisas mais necessárias: o alicerce e o telhado. Na casa da nossa santificação, o alicerce é a humildade, reconhecendo que nada somos e nada podemos. O telhado é a proteção de Deus na qual unicamente devemos confiar.
Quando nos vemos mais favorecidos por Deus, mais devemos ser humildes. Quando Santa Tereza recebia uma graça especial, procurava pôr diante de seus olhos todas as suas faltas e assim o Senhor mais se unia a ela. Quanto mais uma pessoa se acha indigna de graças, mais Deus a enriquece delas. Santa Taís era uma pecadora e depois se tornou uma Santa. Humilhava-se tanto na presença de Deus, julgando-se até indigna de dizer seu nome, não ousava dizer “meu Deus” mas repetia sempre:”meu Criador, tende piedade de mim”. São Jerônimo diz ter visto um lugar especial no céu para ela por tal humildade.
Um caso semelhante lê-se na vida de Santa Margarida de Cotorna. Sentindo com ternura o amor de Deus, dizia: “Senhor, já esquecestes do que eu fiz? Como me pagais com favores a tantas ofensas que vos fiz? Deus então a fez sentir que, quando uma pessoa o ama e se arrepende de coração por tê-lo ofendido, ele se esquece das faltas recebidas. “Se, no entanto o homem mau renuncia a todos os seus erros... não lhe será tomada em conta qualquer das faltas cometidas”. Como prova disso, mostrou-lhe no céu um lugar glorioso que lhe estava preparado entre os anjos. Oh, se pudéssemos compreender o valor da humildade.
(Santo Afonso Maria de Ligório -Lv. A Prática de amor a Jesus Cristo. Pg. 116)
![]() |
| Beata Tereza de Calcutá |
Deixo aqui um Pensamento de Madre Tereza de Calcutá(nascida no dia 27 de Agosto 1910 — e Entrou para o Céu no dia 5 de Setembro 1997 - Porque os Santos não morrem!) foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica: "O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso".
Forte Abraço!!!!!
Lusivaldo de Azevedo






















